Um fato que talvez não seja conhecido por todos é que o sistema operacional é o software mais importante de um computador. Isso acontece porque é como se este fosse o cérebro da máquina: nada funciona sem ele. Dentre as opções disponíveis, as duas mais populares são Windows e Linux. 

 

Além de mais populares, estes sistemas são os protagonistas de uma “briga”, uma verdadeira disputa de quem é o melhor. E por causa dessa disputa, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a opção ideal na hora de escolher um sistema operacional. Para ajudar a resolver essa questão, vamos falar mais sobre as diferenças e semelhanças entre os dois. 

 

O Windows é um sistema desenvolvido pela Microsoft, criada pelo Bill Gates, que possui diversas versões e está sempre se atualizando. A versão mais recente pode custar até R$800,00 para ser utilizada, o que coloca o Linux na frente. O sistema desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds é livre e gratuito, podendo ser encontrado em diversos locais na internet para um download seguro. 

 

Já quando falamos de interface, os dois softwares são bem semelhantes. O Windows carrega suas famosas janelas, enquanto os Linux tem seus sistemas de menu, atalhos etc. Ambos são intuitivos e simples de usar. 

 

As atualizações, uma parte fundamental para o bom funcionamento da máquina, ocorrem de forma diferente nos dois. Enquanto a Microsoft é a única responsável pela resolução de problemas e atualizações do Windows, o Linux conta com uma grande equipe de colaboradores neste setor. Além disso, as atualizações de sistema não interferem na usabilidade, então não é preciso esperar que elas finalizem para utilizar o equipamento. 

 

A segurança também é um ponto muito importante a ser considerado. O Windows é o sistema operacional mais popular e mais usado, portanto está mais suscetível a ataques, mesmo com todas as ferramentas e recursos de segurança disponibilizados pela plataforma. 

 

Assim, por ser menos utilizado, o Linux acaba saindo na vantagem neste fator também. Tem menor incidência de vírus, é preciso ter senha de administrador para usar os programas e, quando ocorre a infecção, não é generalizada, sendo mais fácil de resolver. 

 

E sobre a instalação de novos softwares, a popularidade do Windows o torna uma melhor opção, pois é mais fácil de instalar (com download ou CD) e tem mais opções disponíveis. No Linux, nem todos os programas conseguem rodar. 

 

A conclusão é que os dois são bons por motivos diferentes, a depender dos objetivos e da forma de uso de cada pessoa. Feita a sua escolha, conte com a Mundi Informática, uma empresa especializada em serviços de gráfica em geral, informática e assistência técnica. 

 

Temos uma longa experiência no mercado e uma equipe qualificada para te atender! Entre em contato e confira nossas soluções.

Atendimento Online
Enviar