O trabalho de alta definição evita imagens desfocadas, borradas ou com cores mal representadas que não condizem com a realidade ou com suas expectativas. Além disso, a mensagem fica mais clara na mente das pessoas e clientes.
Nosso cérebro possui a influência de sempre buscar o que é mais agradável, nesse caso visual, um impresso de qualidade é feito em alta definição, garantindo imagens mais bonitas, nítidas e na resolução correta se destaca dos demais.
Para assegurar de que o trabalho impresso terá a mesma qualidade gráfica e visual, existem alguns fatores a serem seguidos e até mesmo processos de testes.
Diante disso, a prova de impressão pode ser uma boa aliada nessa missão.
A prova de impressão é uma ação utilizada para verificar a qualidade de um material, a partir do seu arquivo digital, antes de prosseguir para a produção final.
Mesmo que o arquivo tenha sido bem produzido, ele está propicio a apresentar erros que não são tão perceptíveis no arquivo digital e se destacam na impressão.
As principais funções da prova de impressão são validar a diferença nas cores, verificar os erros e qualidade de imagem.
Sendo assim, pode ser dividida em categorias como:
- Prova de layout: utilizado para assegurar a qualidade na diagramação do arquivo.
- Prova de posição: testes em preto e branco realizados para verificar uma sequencia de paginas e posicionamento de textos em arquivos grandes, como catálogos e livros.
- Prova de cor: essencial para a verificação dos tons de cores impressos, a prova de cor serve para garantir que o arquivo seja impresso com o tom de cor que foi designado durante a elaboração do arquivo digital.
A importância de trabalho bem executado e finalizado é essencial no mundo gráfico, indo além do desenvolvimento de um belo material, mas com o cuidado de escolha desde as tintas utilizadas até a finalização, garantindo eficiência e credibilidade para seus clientes.